Mercado

Banco japonês vai investir US$ 1,28 bi em biocombustíveis

O JBIC (Banco de Cooperação Internacional do Japão) deverá investir cerca de US$ 1,28 bilhão a partir de abril de 2007 em projetos de etanol (álcool) e biodiesel do Programa Brasileiro de Agricultura Energética. Esses investimentos serão feitos por meio de um contrato que deverá ser assinado em outubro com o governo brasileiro, segundo informou ontem o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

O contrato é resultado de negociações iniciadas pelo Ministério da Agricultura em maio de 2004. No início do ano passado uma missão japonesa esteve no Brasil para avaliar a viabilidade da parceria. Desde então, entre abril de 2005 e abril de 2006 o banco japonês e técnicos brasileiros realizaram um mapeamento do setor de biocombustíveis no Brasil, e definiram metas de produção e comercialização de etanol e biodiesel, impactos sócio-econômicos, entre outros aspectos.

A parceria com o JBIC deverá incentivar o desenvolvimento tecnológico (no Centro de Agroenergia da Embrapa e no Pólo de Biocombustíveis de Piracicaba), dar apoio formal a pequenos produtores que trabalham com álcool ou biodiesel, e viabilizar um projeto de agregação de valor para apoiar agricultores cooperados que atuam num processo de transformação produzindo etanol ou biodiesel.

Banner Revistas Mobile