JornalCana

Baldin Bioenergia encerra safra com moagem de 1,1 milhão de toneladas de cana

Grupo que completou 65 anos em agosto, finaliza processo para certificação do RenovaBio

O Grupo Baldin Bioenergia terminou a safra na primeira quinzena de outubro com uma moagem de 1.111.706,82 toneladas de cana, o que representa uma pequena quebra de produção em relação à safra passada.

Nesta temporada foram produzidos 47.057.327 litros de etanol e 75.616,0920 toneladas de açúcar cristal. A geração de energia ficou em 106.324,900Mwh. A previsão de moagem para a safra 22/23 é de 1.200.000 toneladas.

Instalado na cidade de Pirassununga – SP, o grupo, que completou 65 anos em agosto deste ano, contribui para o desenvolvimento da região, gerando em torno de 900 empregos diretos e mais de 300 indiretos.  A usina, que atravessa um período de recuperação judicial, já está finalizando processo para a certificação no RenovaBio.

História

 Em junho de 1956, Júlio Baldin, inicia no Sítio Taboão em Pirassununga, suas atividades com um pequeno engenho de pinga, conhecido como Júlio Baldin & Filhos.

O processo de produção da pinga era todo artesanal, a venda do produto era feita para a Cia. Müller de Bebidas e, também, no varejo para os moradores da cidade. A matéria-prima utilizada era a cana-de-açúcar produzida pela própria família.

LEIA MAIS > Francis Vernon Queen Neto é eleito Executivo do Ano no MasterCana Centro-Sul 2021

Na década dos anos 70, os filhos Osvaldo Baldin, Aristeu Carlos Baldimn Flávio Baldin e Sebastião Caetano Baldin assumem o controle e começam a investir em tecnologia, adquirindo uma nova caldeira de grande capacidade, iniciando parcerias com produtores de cana-de-açúcar da região, aumentando a produção de matéria-prima. Nesta época foi alterada a razão social para Irmãos Baldin & Cia. Ltda.

Neste mesmo período passam a fazer parte da COPACESP (Cooperativa dos Produtores de Aguardente do Estado de São Paulo). Em 1999 adquirem uma destilaria e começam produzir o Álcool Hidratado Carburante (AHC), surgindo o nome fantasia de Destilaria Taboão. Neste período houve a desvinculação da COPACESP.

Cenário Atual

Baldin Bioenergia S.A. é a nova denominação de Irmãos Baldin & Cia. Ltda, empresa de capital fechado, com administração profissionalizada, situada na rodovia Anhanguera km 209, cidade de Pirassununga, estado de São Paulo, atuando na produção e comercialização de Açúcar Cristal, Álcool Etílico Hidratado Carburante e Xarope/Mel provindos da exploração de cana-de-açúcar. Suas áreas de exploração agrícola compreendem os municípios de Pirassununga, Analândia, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Santa Cruz da Conceição, Leme, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rosa de Viterbo, Tambaú e Aguaí.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram