JornalCana

Balanço Energético será essencial para enfrentar a crise hídrica

O software S-PAA pode contribuir neste sentido

Douglas Mariani, da Soteica

O Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos. Com a crise hídrica, o tema de otimização energética se tornou ainda mais importante para o setor bioenergético. Para falar sobre o assunto, o JornalCana entrevistou Douglas Castilho Mariani, consultor da Soteica do Brasil, empresa responsável pelo desenvolvimento do S-PAA.

O S-PAA é um sistema que utiliza o conceito de “R.T.O. – Real Time Optimization” (Otimização em Tempo Real) para o gerenciamento dos setores de processo e de energia em plantas industriais, e já sendo implantado em mais de 60 usinas brasileiras.

Confira a entrevista:

JornalCana: Com a crise hídrica que vivemos, qual cenário vislumbra para 2022?

LEIA MAIS > Brasileiros querem carro elétrico como opção de compra

 Douglas Castilho Mariani: O cenário projetado para o próximo ano é de energia de curto-prazo (PLD) batendo constantemente em seu topo, e com incentivos para aqueles que superarem suas médias de geração anteriores, este valor pode chegar a R$ 2.000,00/MWh vendido pelas usinas.

JornalCana: Diante desta perspectiva, os valores da biomassa devem aumentar ?

Douglas Castilho Mariani: O custo do bagaço, cavaco e demais biomassas estão girando em torno de 300% acima do praticado nas safras anteriores, fazendo com que só haja uma saída para capturar a oportunidade de ganhos com o cenário, a eficiência energética.

LEIA MAIS > Montadora lançará seis carros híbridos elétrico com etanol no Brasil até 2026

JornalCana: O software S-PAA pode contribuir para as unidades aumentarem sua eficiência energética?

Douglas Castilho Mariani: As plantas processadoras de cana-de-açúcar e milho deverão explorar todos os recursos para aumentar a eficiência energética, e o software S-PAA vem se tornando ferramenta indispensável para rodar o balanço de massa e energia em tempo real, capturando todas as oportunidades, com a auditoria e atuação a cada 10 segundos, com foco em melhorar a performance do balanço energético.

 Na safra de 2022 esta ferramenta apresentará um payback ainda menor do que já vem apresentando ao longo dos 16 anos e mais de 60 clientes no setor.

Esta matéria faz parte da edição 330 do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram