JornalCana

Balança tem superávit de US$647 mi na 2a semana do mês

A balança comercial brasileira registrou superávit de 647 milhões de dólares na segunda semana de outubro, como resultado de exportações de 2,119 bilhões de dólares e importações de 1,472 bilhão de dólares.

O dado, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mostra desaceleração frente ao superávit de 1,075 bilhão de dólares da primeira semana do mês. A segunda semana teve um dia útil a menos por conta do feriado da Padroeira do Brasil.

“Olhando para a média diária da primeira semana de outubro em relação a setembro (fechado) tinha havido um crescimento muito forte, principalmente em minérios e carnes”, comentou o analista do setor externo na Tendências Consultoria, Guilherme Loureiro.

A média de vendas externas por dia útil entre 10 e 16 de outubro foi de 529,8 milhões de dólares –6,3 por cento inferior à da primeira semana do mês.

As vendas de produtos semimanufaturados caíram 30,4 por cento por conta, principalmente, de couros e peles, celulose, açúcar em bruto, madeira serrada, ferro-ligas, alumínio em bruto e ferro fundido.

As exportações de básicos recuaram 18,7 por cento, principalmente com minério de ferro, carne de frango, bovina e suína, petróleo em bruto, farelo de soja e algodão em bruto.

A avaliação de Loureiro é de que o foco de febre aftosa detectado no Mato Grosso do Sul não fará estrago significativo no superávit comercial. “O impacto é muito grande no setor, mas quando você olha para o agregado e para o fluxo cambial não é tão grande.”

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse que ainda não há como precisar quais serão os possíveis efeitos da descoberta do foco de aftosa sobre as exportações.

“Vai depender de como decantar essa questão da aftosa, porque nós temos notícias aí da possibilidade que com a ida do presidente para Moscou e do ministro Rodrigues, que a Rússia dê uma flexibilidade, colocando em quarentena somente o Estado de Mato Grosso do Sul, nesse caso a possibilidade de queda da exportações seria muito atenuada.”

As vendas de manufaturados cresceram 10,3 por cento na segunda semana de outubro.

MAIS IMPORTAÇÕES

Pelo lado das importações, a média diária por dia útil foi de 368,0 milhões de dólares –com expansão de 5,1 por cento sobre a primeira semana. Mais uma vez, aumentaram os gastos com combustíveis e lubrificantes e equipamentos elétrico/eletrônicos.

O estrategista-chefe do BNP Paribas, Alexandre Lintz, destacou o crescimento das importações, mas considera que o cenário ainda é muito benigno para a balança comercial no ano e trabalha com expectativa de superávit de 44 bilhões de dólares.

No acumulado do ano, o saldo comercial é positivo em 34,393 bilhões de dólares –com vendas externas de 91,665 bilhões de dólares e importações de 57,272 bilhões de dólares.

Em outubro, o saldo está acumulado em 1,722 bilhão de dólares.

O mercado prevê para 2005 superávit comercial de 41,72 bilhões de dólares, segundo a última pesquisa semanal do Banco Central. O ministério projeta saldo positivo recorde de 42 bilhões de dólares.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram