JornalCana

Balança comercial do Brasil registra resultado negativo recorde

Foram uma decepção os números da balança comercial do Brasil, a diferença entre o que o país compra e vende. Para o final do ano, ainda há projeções de saldo positivo na balança, prejudicada pela queda dos preços dos principais produtos de exportação brasileiros.

No comércio entre o Brasil e o resto do mundo, este ano, temos comprando muito mais do que vendemos para o exterior, tanto que estamos com um resultado negativo recorde: US$ 5,392 bilhões desde janeiro, o pior déficit da história para esse período.

Desde o começo do ano, as exportações recuaram, enquanto as importações cresceram. No ano passado, nessa mesma época, estávamos com um superávit comercial, ou seja, um resultado positivo de R$ 6,2 bilhões.

O resultado negativo se deve principalmente ao aumento da compra de petróleo no exterior, feita na maior parte em 2012 e contabilizada só este ano, mas, de acordo com o governo, já acabaram os registros de importação de combustíveis. Por isso, os números devem melhorar.

A Secretária de Comércio Exterior diz que, daqui para frente, as exportações devem aumentar por causa da forte safra agrícola, e que a balança comercial deve fechar o ano no azul. No mês passado, o embarque de soja bateu recorde histórico: 7,9 milhões de toneladas.

“Há uma série de fatores que nos permitem, sim, acreditar, que concluiremos o ano com saldo positivo na balança comercial. O resultado de maio teria sido ainda melhor se não fosse exatamente essa importação de 1,1 bilhão de dólares relacionados à importação de petróleo que foram, de fato, realizadas no ano anterior”, diz Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O economista Mansueto de Almeida, do Ipea, no entanto, não é tão otimista assim. “Acho que a balança comercial do Brasil nesse ano vai ter o pior saldo desde 2001. Se a gente está falando em um país que é muito caro, em um país que tem quase todos os recursos empregados, como é o mercado de trabalho muito aquecido, a única forma desse país aumentar muito a produção e a taxa de investimento é importando mais. Então a tendência de balança comercial, de fato, é de piora”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram