JornalCana

Baixas cotações do álcool estimulam consumo em 22 Estados, mostra ANP

Levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que abastecer com álcool está mais vantajoso que a gasolina em 22 Estados do país. A competitividade do etanol é válida quando seus preços equivalem a até 70% do da gasolina.

Analistas ouvidos pelo Valor acreditam que os preços do álcool combustível deverão subir nas próximas semanas, estimulados pela alta do açúcar. Na sexta-feira, o litro do álcool anidro encerrou a R$ 0,8094 (sem impostos), com ligeiro recuo de 0,09%. O hidratado fechou a R$ 0,7104 (sem impostos), com baixa de 1,85%, segundo o índice Cepea/Esalq.

Apesar dos baixos preços no mercado interno, a demanda pelo combustível continua firme. As vendas de carros flexfuel registraram ligeiro crescimento em julho, segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em julho, as vendas alcançaram 243.406 unidades, au! mento de 2% sobre julho de 2008. No primeiro semestre, a comercialização dos veículos flexfuel foram de 1,474 milhão de unidades, alta de 4% sobre os primeiros sete meses de 2008.

A produção de álcool no país está estimada em 26,75 bilhões de litros na safra 2009/10, segundo a consultoria Datagro. A estimativa anterior da consultoria era de 27,7 bilhões de litros. A queda reflete a menor produtividade nos canaviais por conta das chuvas. As exportações também foram revistas para baixo, de 4,05 bilhões para 3,15 bilhões de litros. Os estoques de passagem para a próxima safra estão estimados em 1,65 bilhão de litros, volume suficiente para garantir abastecimento no país por quase um mês. A Datagro poderá reduzir novamente suas estimativas, dependendo do clima.

A Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar) não deverá rever, por enquanto, os volumes de produção no país. Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor-técnico da Unica, a chuva deu uma trégua nesta primeira quinz! ena de agosto, o que deverá elevar o volume de moagem no período. (MS)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram