JornalCana

Baixada terá seu primeiro ônibus bicombustível

RIO – A Baixada Fluminense terá nesta segunda-feira seu primeiro ônibus com tecnologia Flex DieselGás, usando simultaneamente o óleo diesel e o gás natural. O veículo da empresa Trel foi apresentando durante a manhã em Duque de Caxias.

O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, considera positivo o projeto, desenvolvido pela prefeitura de Duque de Caxias e a concessionária fluminense de distribuição de gás CEG.

– Além de ser pioneira na Baixada Fluminense, é uma experiência que poderá representar ganho maior para o meio ambiente e para o consumidor de transporte coletivo – afirma.

Victer destacou que a prefeitura de Caxias também foi pioneira no ano passado ao converter toda a sua frota pública para o gás natural, significando grande economia para os cofres da administração municipal.

– Temos que avaliar como o ônibus irá funcionar e qual o seu desempenho em condições severas de trabalho. De uma coisa podemos estar certos: o uso do gás natural no transporte público poderá resultar também numa economia no preço da passagem e ter abrangência maior de aplicação em todo o estado, que tem a maior cobertura de rede de distribuição de gás do Brasil – completou.

O projeto apresenta tecnologia que possibilita a modificação de motores Diesel, originais de fábrica, para operar simultaneamente com o gás natural.

– A modificação consiste na instalação de sensores eletrônicos, componentes mecânicos e de uma central de controle microprocessada, monitorando em tempo real o processo de carga e controlando a mistura do óleo diesel com o gás natural – observou.

O evento terá a participação de Victer, do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, de dirigentes das concessionárias CEG e CEG Rio e de outros convidados.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram