JornalCana

Bahia é candidata a sediar fábrica de “plástico verde” da Braskem

A Bahia desponta como uma das candidatas a receber a segunda unidade da Braskem de produção de eteno derivado de cana-de-açúcar. Nesta sexta, 24, a empresa inaugurou no Polo Industrial de Triunfo, no Rio Grande do Sul, a primeira planta de polietileno verde, única no mundo a produzir a matéria-prima do plástico a partir do etanol em escala industrial. A unidade, que custou R$ 500 milhões, irá produzir 200 mil toneladas de polietileno por ano.

Durante a apresentação da nova fábrica, o presidente da Braskem, Bernardo Gradin, confirmou a intenção da empresa de avançar no desenvolvimento de resinas termoplásticas derivadas da cana, com o objetivo de tornar a empresa líder mundial de química sustentável. “A bem da verdade, a demanda foi três vezes superior à capacidade de produção desta unidade. Ficamos devendo aos nossos clientes, mas garanto que será por pouco tempo”, afirmou Gradin.

Neste contexto, o Polo de Camaçari, por já ser um condomínio de indústrias já estabelecido, estaria entre as possibilidades da Braskem para a implantação da nova fábrica. “Para o nosso negócio, ter instalações como polos industriais já construídos é um avanço em tempo, seja por licença de implantação e operação, seja pelas instalações necessárias como estações de tratamento de resíduos e de água”, explicou.

Segundo o vice-presidente de insumos básicos da Braskem, Manoel Carnaúba, a companhia está em fase de negociação com o Governo da Bahia para reduzir alíquota do ICMS do etanol. “A Bahia tem uma alíquota maior que a dos estados produtores. Isso tem gerado um desequilíbrio”, diz Carnaúba.

O ICMS do etanol na Bahia hoje está na faixa de 25%. A Braskem, diz Carnaúba, pleiteia uma alíquota entre 12% e 19%. A ideia é que o imposto estadual seja equivalente ao cobrado em São Paulo, onde a alíquota é de 12%. Para Carnaúba, esta redução do ICMS daria mais competitividade para Camaçari na disputa por uma unidade de produção de eteno verde.

*O repórter viajou a Porto Alegre a convite da Braskem

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram