JornalCana

Bagaço da cana vira tijolo e ganha espaço na construção civil

Tijolo ecológico a base de bagaço de cana-de-açúcar redução nos custos. _3Credito Tayla CoelhoA cana-de-açúcar e seus subprodutos, utilizados como matéria prima para a produção de açúcar, etanol, biocombustível, fertilizantes, ração animal, biogás, energia elétrica, entre outros, estão ganhando espaço na área de construção civil. 

Os resíduos do processo de produção sucroenergético, como bagaço da cana e as cinzas da caldeira, estão sendo utilizados como matéria prima para a fabricação de tijolos ecológicos, que reduzem o custo global da obra em até 40%.  O produto está sendo exposto no “Espaço de Inovação” na Fenasucro & Agrocana, que termina hoje (26), em Sertãozinho (SP).

De acordo Robson Binhardi, representante da I9 Construindo, empresa responsável pela produção do tijolo, o conceito ecológico também envolve o processo de produção do material, que utiliza prensa e não forno. “Assim como damos uma solução para os resíduos do processamento da cana, desenvolvemos uma técnica de prensa que substitui a necessidade de passar o tijolo no forno, o que representa economia de combustível e a eliminação da emissão de gases”, afirma Binhardi. 

Outra vantagem apontada é a redução de cimento na acomodação dos tijolos, em razão do formato que permite encaixe, e elimina o desperdício de material para a implantação das instalações elétricas e encanamento, em virtude de já ter os espaços pré-moldados para as conexões e tubos. “O projeto visa reduzir o desperdício de material, já que desenvolvemos um formato onde o uso de massa de cimento cai em até 85%, já que eles podem ser encaixados. Assim, como não é necessário quebrar a parede para instalar os tubos e conexões porque já conta com perfurações para isso”, afirma Binhardi.

De acordo com o representante da empresa, o uso do bagaço da cana e das cinzas da caldeira, além de gerar um produto resistente também apresenta um bom resultado no acabamento térmico e acústico.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram