JornalCana

Avança o plantio de soja no Brasil e na Argentina

Com um olho no clima e o outro no comportamento das cotações no mercado internacional, os produtores de soja do Brasil e da Argentina seguem firmes nas atividades relacionadas ao plantio da safra 2003/04, que continuam mais avançadas nas lavouras brasileiras.

Levantamento da consultoria Céleres mostra que, até 28 de novembro, 83% da intenção de plantio para o atual ciclo foi concretizada, ante um percentual de 71% registrado até o dia 21 do mesmo mês e de 80% até o dia 29 de novembro de 2002. Nas regiões Norte, Sudeste e Sul, o plantio está mais avançado neste ano que na mesma época de 2002; no Centro-Oeste o ritmo é semelhante e no Nordeste há um pequeno atraso.

Na Argentina, conforme dados da Secretaria de Agricultura do país relatados pela Dow Jones Newswires, até a sexta-feira passada 44% da intenção captada em pesquisas havia sido plantada, 10 pontos percentuais a mais que até a sexta-feira anterior, mas 11 pontos a menos que em igual período de 2002. O plantio de milho no país está mais avançado, com 74% da intenção no chão.

O que preocupa nos dois países do Mercosul atualmente é a irregularidade das chuvas em algumas regiões produtores – no Sul brasileiro e nas regiões de Córdoba, La Pampa e no norte do vizinho. Para analistas, dependendo da intensidade da estiagem, as produções dos dois poderá não alcançar as previsões iniciais. Para o Brasil, elas variam, a grosso modo, de 56 milhões a 60 milhões de toneladas; na Argentina, giram em torno de 38 milhões.

Nos EUA, os traders de Chicago também estão de olho nessas evoluções, mas ontem elas não influenciaram nas cotações. Puxado pela alta do óleo, o grão para entrega em março subiu 5 centavos de dólar por bushel e fechou a US$ 7,59. Maio subiu 6,75 cents, para US$ 7,4475.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram