JornalCana

Avaliações genéticas de 20 mil touros na Internet pelo site da Lagoa da Serra

As avaliações genéticas de mais de 20 mil touros já podem ser visualizadas na Internet por meio do site da Lagoa da Serra (www.lagoa.com.br – menu PAINT/Sumário PAINT Consolidado 2004).

O serviço foi desenvolvido pela equipe do PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa da Serra e é uma ferramenta auxiliar do Sumário PAINT Consolidado 2004, que reúne avaliações genéticas de 204 reprodutores das raças Nelore e Nelore Mocho com maior intensidade de uso no mercado.

Além do aumento do número de reprodutores disponíveis para consulta e da busca pelo nome do reprodutor, o PAINT apresenta mais novidades: agora é possível também visualizar os líderes por característica e configurar o sistema de busca para mostrar 10, 20, 30, 40, 50, 100 ou 200 reprodutores por página, otimizando a navegação.

No site do Sumário PAINT Consolidado 2004, também estão disponíveis informações sobre como entender o material, base genética, entendendo as DEPs, descrição das informações, tabela das siglas utilizadas e explicação da apresentação gráfica.

O Sumário PAINT Consolidado 2004 – identificado como o GPS do Nelore, reúne todas as informações existentes nos sumários PAINT, Aliança, CFM, EMBRAPA, PMGRN – Nelore Brasil e agora também IZ (Instituto de Zootecnia, de Sertãozinho). São avaliadas 19 características, tendo como base genética o reprodutor Gim de Garça, um divisor de águas na raça Nelore. A metodologia utilizada no Sumário PAINT Consolidado 2004 é baseada no MACE (Multiple Across Country Evaluation), que permite reunir informações de um mesmo reprodutor a partir de diferentes trabalhos de seleção.

“O Sumário PAINT Consolidado 2004 é uma ferramenta ideal para o pecuarista que deseja trabalhar com melhoramento genético em sua propriedade. A partir das informações oferecidas, pode-se direcionar com segurança a escolha do melhor touro para as mais diferentes características avaliadas”, ressalta Marcelo Almeida, gerente do PAINT.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram