Mercado

Automec: um salão do automóvel em peças

Pavilhão de Exposições Anhembi, tapete vermelho, mais de 500 estandes da indústria automotiva. A Automec, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, que vai até sábado, lembra o Salão Internacional do Automóvel, só que, em vez de carros inteiros, estão em exposição peças. De rodas a componentes do motor, todas as últimas novidades.

A visitação é restrita a industriais, comerciantes e técnicos, mas basta comprovar atuação no ramo automobilístico para entrar gratuitamente. Nos cinco dias de evento, esperam-se 80 mil pessoas. São donos de empresas e mecânicos que amanhã oferecerão produtos diferentes ao motorista.

A Keko Action, por exemplo, apresenta uma linha de personalização para dar visual offroad a 29 modelos de carros de diferentes montadoras. No estande da empresa há um Meriva (foto), um Fox e a nova Hilux.

A Johnson Controls também está entre as poucas que têm um carro inteiro no estande.

Sua linha de produtos equipa um Citroën C3. Entre os acessórios, alarme KT 12001, painel de instrumentos, display com multifunções e bateria Heliar, marca que também pertence à empresa.

Durante o evento, a Jedal apresenta a linha Pro-Stop de protetores de pára-choques e o contrapeso pastilhado de aço.

Trata-se de um novo conceito em balanceamento de veículos, isento de chumbo em sua composição.

BICOMBUSTÍVEL

Outra febre são os equipamentos específicos para carros flexíveis. A japonesa NGK mostra uma linha de velas e cabos de ignição compatíveis com veículos movidos a gasolina, GNV, álcool ou bicombustível.

A BorgWarner faz na feira o pré-lançamento de seu primeiro turbo para motores flexíveis. A empresa é fornecedora de DaimlerChrysler, Volkswagen, Ford, Iveco e Valtra. O novo turbo está em fase de testes e deverá abranger motores 1.0, 1.4 e 1.6.

A Delphi mostra um sistema multicombustível que poderá ser adotado no futuro. A empresa, que foi uma das pioneiras no desenvolvimento de flexíveis, agora desenvolve motor para álcool, gasolina ou gás natural veicular (GNV).

Enquanto a General Motors não lança o novo Vectra, previsto para chegar às concessionárias em outubro, algumas peças, inclusive para reposição, já estão na Automec. A Dyna fornecerá um limpador de pára-brisa modelo D3G, com spoiler (defletor), que levou dois anos para ser desenvolvido. No estande a empresa mostra os testes de limpeza e resistência à corrosão aplicados no produto.

Banner Revistas Mobile