JornalCana

Automatécnica começa hoje em Ribeirão Preto (SP)

A Automatécnica – Feira Internacional de Telecomunicações, Automação Industrial e Comercial, Cogeração de Energia, Manutenção de Máquinas e Motores do Interior Paulista começa nesta quinta-feira (27/5) no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP). As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.

Programa

27/05/2004, das 14h às 15h30

-Automação – Conceitos sobre CIM e FMS

O domínio dos conceitos de manufatura integrada por computador e de sistemas flexíveis de manufatura é fator de suma importância para a implementação de sistemas produtivos flexíveis e integrados, que tenham como condicionadores o volume de produção e variabilidade de itens.

Palestrantes: Garabed Kenchian – Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Professor e Diretor

Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, especialista na área de sistemas de informação; Carlos Frajuca – Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, consultor do Ministério da Educação para reconhecimento de cursos superiores na área de Automação Industrial.

28/05/2004, das 14 h às 19h40

-Conservação de energia por meio da cogeração

A cogeração de energia elétrica é uma excelente opção para conservação de energia, principalmente em uma época em que o uso racional da energia elétrica é uma prática imperativa para as empresas. Com a atual tendência do uso mais intensivo de energias alternativas, a análise da viabilidade técnico-econômica de novos empreendimentos de plantas de cogeração de energia elétrica passa a ser da maior relevância.

Palestrante: Luiz Donizeti Clementino, mestre em Energia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, autor do livro A Conservação de Energia por meio da CoGeração de Energia Elétrica, pela Editora Érica.

-Automação Industrial Baseada em Controle no PC

Apresentação de aplicações individuais ou integradas em sistema completo de controle de PC’s industriais, componentes “fieldbus”e softwares para automação. As soluções da empresa alemã BECKHOFF, que podem ser empregadas desde automação de centros de usinagem de alta voltagem até a automação de edifícios inteligentes.

Palestrante: Marcos Giorjiani

-Galvanização a Fogo

O aço e a corrosão. O processo de galvanização. A indústria de galvanização na

Europa, USA e comparativos com o Brasil. Produtos que devem ser galvanizados e razões para optar pela galvanização a fogo. Identificação de problemas e como evitá-los.

Palestrante:Carlos Roberto Patrício, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da B.Bosch Galvanização do Brasil

29/05/2004, das 14h às 15h30

Controle Difuso (FUZZY) – Teoria e Aplicações

O controle de sistemas complexos muitas vezes envolve um conhecimento que não é bem descrito, no entanto um operador humano experiente pode obter bons resultados práticos. A teoria de controle difuso permite a criação de controladores automáticos para esse tipo de processos, obtendo resultados tão bons quanto aqueles obtidos pelo especialista humano. A apresentação terá como foco principal a descrição de aspectos da teoria de controle difuso, descrevendo aplicações em diferentes campos.

Palestrante: Alexandre Brincalepe Campo, doutor pela Escola Politécnica da USP, professor em diversas instituições de nível superior (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu e Instituto Mauá de Tecnologia) onde desenvolve trabalhos de pesquisa na área de

sistemas de controle de levitação magnética, motores elétricos lineares e aplicações diversas. Nos trabalhos aplicados estuda a teoria de controle utilizando técnicas de controle clássico, controle difuso, controle moderno e controle adaptativo.

Mais informações: www.automatecnica.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram