JornalCana

Automação leva alta precisão à carga de álcool

Um sistema composto por medidores de vazão de alta precisão, válvulas automáticas, controladores eletrônicos e leitores de smart-card. Toda a ordem de carregamento é digitalizada e transferida ao ´chip´ do cartão smart-card.

A operação na plataforma somente é realizada a partir da transferência dos dados do smart-card para os controladores da plataforma. O sistema é praticamente inviolável. Essa é a tecnologia mais recentemente desenvolvida para combater um problema quase imperceptível, mas constando na lista dos problemas das unidades do setor quando o assunto é carregamento e transporte de álcool.

O sistema surgiu há seis anos e foi implantado em praticamente todo setor de distribuição de revenda de derivados de petróleo. “Está chegando agora no setor sucroalcooleiro porque as usinas passaram a investir mais no controle de estoque”, explica Luis Lima, gerente técnico Nykon Dwyler (São Paulo, SP), uma das empresas que desenvolveu o sistema. Apesar de não existirem números sobre o desvio de álcool no momento de carregamento dos caminhões, Luis Lima, da Nykon, estima em dois mil litros por dia numa unidade de porte médio.

Confira matéria completa na edição de Setembro do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram