JornalCana

Aumento de taxa de juros dificulta crédito

O aumento da taxa básica de juros para 25,5% ao ano, anunciado ontem pelo Banco Central deve dificultar ainda mais o acesso ao crédito às micros, pequenas e médias empresas.

Apesar de as chances de repasse integral serem menores, porque as taxas já estão muito altas, a elevação faz com que os juros cobrados mostrem crescimento ainda maior na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo período de 2002.

De acordo com levantamento feito pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, em janeiro do ano passado, o empresário pagava uma taxa de 3,51% para uma operação de capital de giro. Hoje, a Anefac projeta uma taxa de 3,97% para este mês, já com o repasse da nova taxa básica – Selic.

O desconto de duplicatas, que em janeiro de 2002 custava 3,50% ao empresário, passará a 4,21%, até a próxima reunião do Copom, em fevereiro.

O desconto de cheques também passará a ser mais custoso para as micros, pequenas e médias empresas: deve subir de 3,33% em janeiro de 2002 para 3,94% este mês.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram