Mercado

Aumento da mistura beneficiará mais a Petrobras do que o setor, diz líder

img2525

O governo poderá elevar a mistura de etanol na gasolina, e ressarcir os produtores por tributos pagos ou até eliminar algumas cobranças, como PIS/Cofins.Mas de acordo com Luiz Custódio Martins, coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, o aumento da mistura nesse momento favorecerá mais a Petrobras do que o setor. “Com o aumento da mistura, sem dúvida, haverá oferta menor de hidratado e o preço poderá subir um pouco. Mas já começamos a safra, fizemos nosso planejamento para cumprimento de contratos junto as distribuidoras e qualquer alteração forçará as empresas a rever seus planejamentos. O aumento da mistura beneficiará mais a Petrobras do que o setor nesse momento”, diz.

Segundo ele, a mudança na mistura será mais benéfica para Petrobras porque poderá diminuir a importação de gasolina. “A medida que se adiciona mais anidro na gasolina, e o PIS/Cofins do etanol é menor do que a gasolina, ela poderá ter uma folga, sem aumentar para o consumidor. Outro problema é de logística de entrega de gasolina nos postos em certas regiões. Ter essa falta na véspera das eleições, será complicado”, conta.

Sobre a redução do PIS/Cofins, o líder explica que essas reivindicações foramaprovadas no plano Brasil Maior, e recentemente o Fórum Sucroenergético solicitou uma audiência na Casa Civil para saber o que o governo está analisando. “O governo precisa informar o que quer do setor porque sem posicionamento, as empresas não vão mais investir, já que o etanol não tem competitividade com a gasolina. O Brasil precisa de investimentos para continuar a crescer porque a crise continua afetando muito a Europa”, afirma.

Banner Revistas Mobile