Mercado

Aumentam problemas no requerimento de licenças

A demora na análise de processos de licenciamento e os custos elevados para cumprir as obrigações exigidas são os principais fatores que dificultam a vida das empresas na hora de conseguir um licenciamento ambiental. A constatação está na pesquisa Sondagem Especial sobre Meio Ambiente divulgada sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com os dados do levantamento, 79% das empresas que fizeram algum tipo de licenciamento afirmam enfrentar problemas no processo de requerimento de licenças. O índice é 5,7% maior que obtido em 2005, quando foi realizada a última pesquisa. Entre os setores que mais apresentaram problemas está o de álcool, em que 100% das empresas assinalaram a alternativa, seguido de refino de petróleo, com 90,9% e minerais não-metálicos que registrou 90,1%.

Entre os principais problemas que provocam a dificuldade de liberação do licenciamento ambiental, a demora na avaliação dos processos aparece em primeiro lugar e foi assinalada por 66,9% das empresas. Os custos necessários para cumprir as exigências foram assinalados por 52% dos entrevistados, seguida pela dificuldade de identificar e atender critérios, assinalada por 42,6% das empresas.

Banner Revistas Mobile