JornalCana

Aumenta pressão no Congresso dos EUA para manter sobretaxa ao etanol brasileiro

Um novo projeto de lei apresentado nesta terça-feira à Comissão de Finanças do Senado americano pode aumentar a pressão pela manutenção da sobretaxa imposta ao etanol brasileiro. A proposta, de autoria dos senadores Chuck Grassley (republicano de Iowa) e Kent Conrad (democrata de Dakota do Norte), estende por mais cinco anos a sobretaxa de 54 centavos de dólar por galão (3,78 litros) ao etanol importado. O projeto também renova por cinco anos os subsídios concedidos aos produtores de etanol dos EUA.

Na apresentação de seu projeto, os senadores pedem que o Senado aprove a lei para “fortalecer a independência energética dos EUA e criar empregos por meio da produção doméstica de biocombustíveis”.

Para Joel Velasco, representante-chefe da Unica para a América do Norte, o Congresso americano criou um elaborado sistema de subsídios e barreiras comerciais que tornam o etanol de cana mais caro e quase indisponível nos EUA.

Com duras críticas, Velasco afirma ser “irônico que o Congresso permita que o petróleo vindo de nações hostis ao seu país circule livre de tarifas, enquanto parece mais à vontade para punir uma energia limpa que vem do Brasil, um antigo aliado democrático.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram