JornalCana

Aumenta estoque de açúcar à espera de melhores preços

As usinas da região Centro-Sul fecharam o mês de setembro com um excedente de estoque acima de 1 milhão de toneladas, se comparado com o mesmo período do ano passado. O motivo foi apenas um: retenção à espera de melhores preços no mercado doméstico e internacional. Ao mesmo tempo, a estratégia de comercialização trouxe problemas para a estocagem, apesar de a curto prazo o mercado apontar para tendências de melhor remuneração.

Para Julio Maria Martins, da Job Economia e Planejamento (São Paulo – SP), o setor entrou na safra este ano segurando a comercialização de açúcar à espera de melhores preços, e isso não aconteceu até setembro, quando a saca foi cotada em R$ 22,00, o que provocou aumento do estoque. Entre julho e agosto as cotações no mercado registraram valorização de 30%, atingindo R$ 30,00 a saca de 50 quilos impulsionou alguns negócios no exterior. “Não houve retenção branca, um tipo de cartelização, mas sim sincronia de expectativas”, explica o diretor da Job Economia e Planejamento, para quem “a curto prazo, nos próximos três meses, a tendência é de melhor desempenho dos preços”. A expectativa dele, e também dos empresários do setor, é justificada pela movimentação dos negócios pelos países do Leste Europeu, Oriente Médio e África, que juntos são compradores de 70% do açúcar exportado pelos brasileiros.

O resultado de consumo interno e vendas externas retraídas está sendo um estoque acima da capacidade lojística do setor. Nas usinas do Grupo Naoum a saída foi alugar barracões, tendo em vista a impossibilidade da estrutura própria guardar o açúcar. Virgílio Mugnai, gerende comercial da empresa nega que o estoque esteja sendo feito para pressionar o mercado. “No mercado interno estão nossos maiores clientes, já que o custo de transporte até o porto de Santos (SP) torna muito onerosos os negócios de exportação para quem produz em Goiás e Mato Grosso”, explica.

Veja reportagem completa sobre a estocagem e o mercado de açúcar na edição deste mês do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram