JornalCana

Atvos qualifica mulheres de Nova Alvorada do Sul (MS) para atuar no setor bioenergético

Iniciativa incentiva o protagonismo feminino no campo

A Atvos realizou a formatura de 24 mulheres de Nova Alvorada do Sul (MS), que participaram do MOVA – Movimento Comunidade, antigo projeto “Elo com Elas”, uma das iniciativas que visam incentivar a inserção do público feminino no mercado de trabalho por meio de capacitação para a prática agrícola.

O evento aconteceu na última sexta-feira (4), no auditório da Escola Estadual Antonio Coelho, e contou com as presenças de Maitê Paleari, primeira-dama de Nova Alvorada do Sul; Iris Gabriela Santos da Silva, vereadora atuante em causas que buscam fortalecer a representatividade e visibilidade feminina no município; Mari Meireles, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres; Lidiane Aragão, secretária de assistência Social; e Mayara Antunes do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT – Nova Alvorada do Sul).

O curso teve duração de um mês e foi conduzido por supervisores da área de CTT (corte, transbordo e transporte) e da área de Pessoas & Organização da Unidade Santa Luzia da Atvos.

LEIA MAIS > Sob risco de penalização, usinas precisam se adequar às normas de proteção de dados

As alunas passaram por três blocos do programa: desenvolvimento pessoal, habilidades técnicas e desenvolvimento para o mercado de trabalho. As 24 novas operadoras de máquinas agrícolas receberam certificado para atuação em área de colheita e plantio mecanizados e estão 100% aptas a concorrer a vagas de empresas do setor.

“A capacitação promovida pela Atvos foi de extrema importância para a minha jornada profissional. Amo dirigir e já tinha experiência em trabalhar no campo, mas participar desta qualificação me possibilitou ainda mais conhecimentos e pude tirar dúvidas e aprimorar a minha prática”, conta Luzimar Vaz Ferreira, uma das formandas.

“Sabemos que o dia a dia da mulher é corrido, pois precisa dar conta da casa, do trabalho e do estudo. Mas tudo o que aprendi neste curso valeu muito o esforço e sinto que dei muitos passos importantes para a continuidade do meu desenvolvimento na área”, afirma.

O Movimento Comunidade é uma das iniciativas do MOVA – Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos –, que busca incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, comunidades localizadas no entorno de suas operações e de outros públicos de interesse.

LEIA MAIS > Mercado de carbono pode ser fonte de transformações sociais no Brasil

“Por meio das iniciativas do MOVA nas comunidades, buscamos promover maior inserção das mulheres no mercado de trabalho para dar visibilidade à força de trabalho feminina no campo. Valorizamos a contribuição do público feminino em toda a cadeia sucroenergética e continuaremos com os nossos programas de inclusão e capacitação para que elas possam crescer profissionalmente, gerando renda e, consequentemente, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas”, explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas da Atvos, que aderiu, em 2019, aos Princípios do Empoderamento Feminino da ONU Mulheres.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram