fbpx
JornalCana

Atvos evita que 2,4 milhões de toneladas de gás carbônico sejam emitidos

Companhia divulga Relatório Anual da Safra 2020/21

Unidade Costa Rica – MS (Eduardo Moody)

A Atvos divulgou nesta segunda-feira (9), o seu Relatório Anual com dados sobre a safra 2020/21. Como membro da Rede Brasil do Pacto Global, a companhia tem o compromisso de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Portanto, a partir da sua Política de Sustentabilidade, elencou cinco ODS prioritários e suas metas que foram associadas às seguintes iniciativas estratégicas: Igualdade de Gênero (5), Energia Limpa e Acessível (7), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Ação contra a Mudança Global do Clima (13).

De acordo com o documento, na última temporada, a Atvos intensificou sua operação, aliando sua eficiência de produção à atuação reforçada em ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança em português).

Um dos destaques do período foi a mobilização, em tempo recorde, de diversas áreas da empresa, além da operação, para a produção de álcool 70% em todas as unidades agroindustriais. Um total de 72.429 litros foram doados para 22 municípios de quatro estados (GO, MS, MT e SP). Somados ao volume de março de 2020, início da pandemia, a empresa disponibilizou um total de 174.629 litros para apoiar as comunidades do entorno.

LEIA MAIS > Fermentação: fatores determinantes para maior ou menor produção do etanol

Outro objetivo alcançado pela organização foi o selo Energia Verde em todas as unidades. A certificação comprova a produção de energia limpa e renovável, e é outorgada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). A empresa também conquistou certificações estrangeiras, como a Environmental Protection Agency (EPA), responsável pelo programa Renewable Fuel Standard (RFS2), e o programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS), gerido pela California Air Resources Board (CARB), entidade que promove ações de controle da poluição atmosférica e combate às mudanças climáticas.

No pilar da diversidade, a companhia contou com 15% de mulheres em seu quadro de funcionários – segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma taxa superior aos 9,2% do setor. A meta da Atvos é aumentar essa participação de mulheres para 26% até a safra 2023/2024, assim como o número de mulheres em cargos de liderança.

Unidade Conquista do Pontal – SP (Caue Diniz)

Desempenho Operacional

Mesmo diante de um cenário desafiador, a Atvos alcançou a marca de 26,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas, volume em linha com a safra anterior. Com um rendimento industrial elevado, a empresa alcançou 3,65 milhões de toneladas processadas de massa de Açúcar Total Recuperável (ATR), um aumento de 1,7% em relação à safra 2019/2020. A companhia também foi responsável pela produção de 2 bilhões de litros de etanol e 426 mil toneladas de açúcar VHP (Very High Polarization), além da cogeração de 2,8 mil GWh de energia elétrica.

Vale ressaltar que, em se tratando de capacidade, as unidades da Atvos podem atingir uma moagem de 37 milhões de toneladas de açúcar, uma produção de 3 bilhões de litros de etanol – que podem movimentar 60 milhões de carros compactos, um processamento de 700 mil toneladas de açúcar VHP – capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário -, e uma cogeração de 3,1 mil GWh de energia elétrica, o suficiente para abastecer 15 milhões de pessoas com energia limpa.

Com o fim da safra 2020/21, a Atvos se destacou como uma das principais emissoras de créditos de descarbonização dentro do RenovaBio desenhada para que o Brasil atinja parte de suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na matriz de combustível estipuladas no Acordo de Paris.

LEIA MAIS > EPE lança “Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis Ano 2020”

Segunda maior produtora de etanol do Brasil, a Atvos disponibilizou para comercialização no período um total de 2,4 milhões de crédito de descabonização (CBIOs). Cada CBIO representa 1 tonelada de gás carbônico que deixou de ser lançado na atmosfera a partir do uso de combustível limpo. Com isso, no total, a Atvos contribuiu para que 2,4 milhões de toneladas de gás carbônico deixassem de ser emitidos.

Em 2020, com 1,8 milhão de títulos comercializados, a empresa foi responsável por aproximadamente 12% do total de 14,5 milhões de CBIOs que foram estabelecidos como metas de descarbonização para o ano passado.

“Inegavelmente, a safra 2020/21 foi marcada pelos obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19, sendo fundamental destacar a capacidade dos nossos mais de 9 mil integrantes e de nossos parceiros e fornecedores para manter, com segurança, nosso nível de excelência operacional. Seguimos rigorosamente as medidas definidas em nossos protocolos de saúde que asseguraram nossas atividades e ainda nos permitiram apoiar as comunidades no combate à pandemia”, ressalta Gustavo Alvares, CEO da Atvos.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram