JornalCana

Atvos credencia todas suas unidades no RenovaBio

Companhia tem potencial para comercializar 2,3 milhões de créditos de descarbonização

A Atvos concluiu no mês de março a certificação de suas oito unidades operacionais no RenovaBio. Com nota de eficiência energética média de 60 gCO2/MJ, foram auditadas quase a totalidade da cana-de-açúcar produzida e, com isso, a empresa terá potencial para emitir cerca de 2,3 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) no ano safra de 2020/21, que já começou.

 

“Estamos prontos para contribuir para o RenovaBio. O sucesso do programa representará uma ação efetiva no combate ao aquecimento global, impulsionará uma matriz energética de transporte mais limpa e, consequentemente, melhorará a qualidade do ar nas cidades brasileiras. Toda a sociedade é beneficiada”, enfatiza Amaury Pekelman, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade.

A expectativa é gerar mais de 100 mil pré-CBIOs referentes aos meses de fevereiro e março.

LEIA MAIS > Meta do RenovaBio será ajustada

A companhia tem cinco polos produtivos localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e atua  desde 2007 na produção de etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da biomassa de cana-de-açúcar. Na safra 2018/2019, a empresa moeu 26,7 milhões de toneladas de cana, suficientes para produzir 2,08 bilhões de litros de etanol (anidro e hidratado), 212 mil toneladas de açúcar VHP e 2,8 GWh de energia elétrica (sendo 1,8 GWh exportáveis).

Atvos no RenovaBio

Pekelman, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade.

No processo de habilitação, a elegibilidade média das unidades da Atvos foi de 98%, ou seja, foram considerados dados de quase a totalidade de matéria-prima, somando cana própria e de terceiros. Isso permite abranger praticamente toda a produção de etanol produzido pela empresa.

“Só alcançamos esta amplitude por termos incorporado, desde 2012, a gestão das emissões de gás carbônico em todo o processo produtivo. O Renovabio representa mais um incentivo de melhoria do desempenho ambiental de nossos produtos”, explica Amaury.

LEIA MAIS > Assembleia de Credores do Grupo Atvos será realizada no dia 16 de abril

Todas as unidades da empresa têm metas de redução de Intensidade de Carbono (IC), indicador que mede o volume de emissões de gás carbônico equivalente para cada unidade de energia gerada. No total, a Atvos impediu que 5,5 milhões de toneladas de gás carbônico fossem lançados na safra 2019/2020.

Considerando as notas de eficiência energética (NEE) e elegibilidade de todas as unidades, a empresa está autorizada a emitir, em média, um crédito de descarbonização (CBIO) para cada 787 litros de etanol produzidos.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram