JornalCana

ATR soma 133,44 kg/ton de cana, mas índice é inferior a 2012

img9688

Em relação a qualidade da matéria-prima registrada nas usinas do Centro-Sul do Brasil, a Unica informa que no acumulado da safra 2013/2014, até 1º de janeiro de 2014, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) somou 133,44 kg por tonelada de cana-de-açúcar, número menor do que o registrado na mesma data do ano passado (135,66 kg de ATR por tonelada).

Em contrapartida, nos últimos 15 dias de dezembro, o teor de açúcares na planta totalizou 132,38 kg por tonelada, 7,07% superior ao verificado em igual quinzena de 2012.

Mas a entidade alerta que este valor quinzenal deve ser analisado com muita cautela porque o cálculo deste indicador de ATR, chamado “ATR produto”, se dá a partir do volume de cana processada e das produções de etanol e de açúcar, tomando-se certas premissas relativas às perdas industriais e às eficiências de fermentação e de destilação. “Diante desta metodologia de cálculo e considerando que várias unidades encerraram esta safra no decorrer da segunda quinzena de dezembro, houve um descompasso entre a quantidade de matéria-prima moída e o respectivo montante de produtos fabricados. Especificamente, este montante de produtos (etanol e açúcar) em fabricação não obteve sua respectiva contrapartida em cana-de-açúcar já processada, elevando artificialmente o índice calculado pela Unica”, diz em nota.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram