fbpx
JornalCana

ATR atingiu 114,14 kg no Centro-Sul

DIGITAL CAMERA

A concentração de ATR – Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de matéria-prima processada atingiu 114,14 kg desde o início da safra 2014/15 até 15 de maio. A informação faz parte do boletim divulgado pela Unica – União da Indústria de Cana-de-açúcar, que diz também, que na metade deste mês, totalizou o ATR chegou a 121,28 kg por tonelada de cana-de-açúcar, ante 123,79 kg por tonelada na mesma quinzena do último ano.

A produtividade agrícola também diminuiu. O boletim diz que um levantamento realizado pelo CTC – Centro de Tecnologia Canavieira aponta que o rendimento médio da lavoura colhida na região Centro-Sul desde o início da atual safra alcançou 82,09 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, queda de 7,10% em relação ao mesmo período do último ano.

A entidade ressalta que a retração mencionada do teor de açúcares na planta durante a primeira quinzena de maio refere-se ao “ATR produto” e deve ser analisada cuidadosamente. “O cálculo utilizado para obter o “ATR produto” se dá a partir do volume de cana-de-açúcar processada e das produções de etanol e de açúcar, tomando certas premissas relativas às perdas industriais e às eficiências de fermentação e de destilação. Diante desta metodologia de cálculo e considerando que muitas unidades iniciaram esta safra no decorrer da primeira metade de maio, houve um descompasso entre a quantidade de cana registrada e o respectivo montante de produtos fabricados. Especificamente, o volume de cana-de-açúcar que estava em processamento não obteve sua respectiva contrapartida em produtos (etanol e açúcar), reduzindo a qualidade da matéria-prima obtida por meio dessa sistemática”, diz o boletim.

O baixo volume de chuvas ao final da primeira metade de maio estimulou a concentração de açúcares pela planta e esta condição deverá se refletir em um maior “ATR produto” na próxima quinzena, acrescentou o executivo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram