JornalCana

Atleta patrocinado por usina é revelação para jogos Pan Americanos

O velocista Matheus Facho Inocêncio, de Patrocínio Paulista, patrocinado pela Prefeitura da cidade e pela Usina Cevasa, é esperança de medalhas para o Brasil nos 110 m com barreiras, nos Jogos Pan Americanos de Santo Domingo (São Domingos), em agosto. Matheus que esteve hoje pela manhã em Ribeirão Preto (SP), surge na oitava posição na lista dos melhores do ranking mundial da Federação Internacional de Atletismo.

O atleta divide a sétima posição empatado com o norte-americano Allen Johnson. Ambos chegaram a mesma marca de 13s42. Facho conquistou esta média no Grand Prix da Bolívia, na quinta etapa do GP Sul-americano, no último dia 17 de maio, que lhe permite uma vaga na equipe brasileira que vai ao Pan e ao Mundial, na França, ao lado do brasileiro Márcio Simão de Souza, que obteve o tempo de 13s40 na mesma prova.

Os dois atletas quebram a hegemonia norte-americana nas primeiras posições do ranking mundial que tem no chinês Xiang Liu, a melhor marca do ano, de 13s21. Portanto, Matheus surge com uma promessa de medalha para o Brasil.

Facho que trabalhou como pedreiro e lavrador, conquistou o patrocínio da Usina no ano passado. “Investir no esporte é uma alternativa importante e eficaz para tirar os jovens das ruas e das drogas”, frisa José Milton Garcia Leal F°, diretor da Cevasa.

O diretor, Rodrigo Biagi, disse que o maior objetivo da Usina é apoiar a comunidade e, principalmente, o esporte.

O prefeito de Patrocínio Paulista, Henrique Lopes e a treinadora Marysol Gaudenzi, acompanharam Matheus desde a adolescência. “Fazemos questão de incentivar 1.200 crianças e jovens à pratica de atividades esportivas na cidade, ou seja, cerca de 10% da população de Patrocínio participa de projetos esportivos. A orientação da prefeitura é descobrir talentos e encaminhá-los para novos projetos”, lembra.

Matheus Facho foi encaminhado pela Prefeitura ao Projeto Futuro do governo estadual e treina em São Paulo, onde recebe acompanhamento médico, fisioterápico e nutricional, além do treinamento intensivo do técnico Marcelo Lima.

“Tudo que faço hoje, dedico à meu irmão que foi um grande jogador de basquete em Franca”, frisa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram