JornalCana

Ata do Copom projeta reajuste de 5% no preço da gasolina em 2013

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central prevê reajuste de 5% no preço da gasolina neste ano e, por outro lado, uma redução de ´aproximadamente´ 11% na tarifa residencial de eletricidade. As estimativas constam da ata da última reunião do colegiado, quando a taxa Selic foi mantida em 7,25% ao ano.

No fim do ano passado, o BC ainda trabalhava com a hipótese de estabilidade dos preços da gasolina em 2013, segundo o Relatório de Inflação do quarto trimestre.

Na ata, divulgada nesta quinta-feira, o Copom prevê também estabilidade da tarifa de telefonia fixa e do preço do gás de bujão para o acumulado de 2013.

Para o reajuste dos preços administrados, o prognóstico do BC subiu de 2,4% para 3% neste ano e foi mantido em 4,5% para 2014.

Ainda de acordo com a ata, pelo cenário de referência do BC, a projeção para a inflação de 2013 aumentou em relação ao valor considerado na reunião de novembro e está acima do centro da meta, de 4,5%. No cenário de mercado, a estimativa também subiu e supera a meta central.

Para 2014, em ambos os cenários, a projeção de inflação está ´ligeiramente acima do valor central da meta´.

O cenário de referência leva em conta as hipóteses de manutenção da taxa de câmbio em R$ 2,05 por dólar e da Selic em 7,25% ao ano em todo o horizonte relevante.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram