JornalCana

Associados da Asplan já moeram 90% da produção 2008/09

Os quase 1,5 mil fornecedores ligados à Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) moeram, até 16 de fevereiro, 2.728.881 toneladas de cana-de-açúcar, volume que supera 90% do total a ser processado na safra 2008/09, que começo em setembro.

De acordo com o Departamento Técnico da Asplan, o processo de moagem deverá ser finalizado na primeira quinzena de março. Ainda restam menos de 10% de cana a ser moída (567.119 toneladas), volume menor do que a estimativa inicial. A previsão total, que era de 3.298.000 toneladas, deverá alcançar no máximo 3.032.000 toneladas de cana processadas pelos produtores independentes.

O engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento Técnico da Asplan, Fetimendes Alves Cambuim, disse que a redução do volume nesta safra foi provocada pela crise dos baixos preços da comercialização da produção nas duas últimas safras, o que os levou a reduzir a área a ser plantada. “Outro motivo foi o alto preço dos fertilizantes, o que também dificultou a realização ideal dos tratos culturais e, consequentemente, houve redução na produtividade”.

A cana dos fornecedores da Asplan é processada nas nove usinas da Paraíba, sendo que uma trabalha apenas com a fabricação de açúcar (Agroval), duas fabricam etanol e açúcar (São João e Monte Alegre) e seis produzem só etanol (Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel).

Os associados abastecem também outras duas usinas, sendo uma no Rio Grande do Norte (Baia Formosa) e outra em Pernambuco (Olho D’água). Segundo a coordenadora de fiscais da Asplan nas Usinas, Marlene Maria de Lima, a maioria das unidades já concluiu a moagem dos associados. “Restam apenas Japungu, Agroval, Monte Alegre e Pemel”.

A Paraíba detém a terceira maior produção de cana-de-açúcar do Nordeste, com produção maior do que o Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Maranhão e Piauí. Alagoas e Pernambuco são tradicionalmente os maiores produtores da região.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram