JornalCana

Associados à Asplan já moeram 76% da safra 2009/10

As usinas e destilarias associadas à Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) já moeram 2,35 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2009/10. O volume é equivalente a 76% da produção total das unidades. A moagem começou em julho de 2009 e deverá terminar no início de março.

De acordo o Departamento Técnico (Detec) da Asplan, desse montante já processado junto às unidades industriais do Estado, 1,5 milhão de toneladas, o equivalente a 66%, foram produzidas pelos mais de 1.500 fornecedores ligados à Asplan e as outras 806,3 mil toneladas, ou 34%, por acionistas de usinas.

De acordo com o presidente da Asplan, Raimundo Nonato Siqueira, em virtude do andamento da moagem e da pequena quantidade de matéria-prima a ser processada, é provável que esta safra não atinja a estimativa de produção esperada de 3,5 milhões de toneladas de cana.

“Essa queda pode ter sido ocasionada tanto em função da crise dos baixos preços da comercialização da produção dos fornecedores, nas safras anteriores, como a falta de recursos necessários para investir na produção que está sendo processada atualmente, a exemplo da dificuldade que eles tiveram na realização dos tratos culturais de maneira devida”, disse o geotecnólogo do Detec da Asplan, Thybério Luna.

A cana dos fornecedores da Asplan é processada nas nove unidades sucroalcooleiras da Paraíba, sendo que uma trabalha apenas com a fabricação de açúcar (Agroval), duas fabricam etanol e açúcar (São João e Monte Alegre) e seis produzem apenas etanol (Tabu, Giasa, Japungu, Miriri, Una e Pemel). Além dessas, alguns associados ainda moem sua produção em duas usinas, sendo uma do Rio Grande do Norte (Baia Formosa) e outra de Pernambuco (Olho D’água).

Conforme a coordenadora dos agentes tecnológicos ou fiscais da Asplan, Marlene Maria de Lima, dos associados da entidade, apenas a Una já concluiu a moagem, dia 24 de janeiro. “Há uma previsão de que outras três unidades industriais concluam a moagem agora em fevereiro, que são a Miriri, a Monte Alegre e a Pemel”, disse Marlene.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram