JornalCana

Associações discutem morosidade da liberação da subvenção

img7670

A portaria da Presidência da República que autoriza a liberação da subvenção da cana-de-açúcar e a equalização para o etanol, anunciada desde o dia 16 de maio pela equipe econômica do Governo Federal, ainda não foi publicada e a classe canavieira continua preocupada com a demora de recuperação de seus canaviais. Pensando em resolver o problema e pressionar o Governo para o fim dessa morosidade na liberação da subvenção, representantes de diversas entidades ligadas ao setor canavieiro nordestino estão reunidos hoje, 30 de julho, desse às 10h, no auditório da Asplan — Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba.

Em maio deste ano, quando esteve em Pernambuco, a presidente Dilma anunciou o pagamento de R$ 12,00 por tonelada de cana e R$ 0,20 por litro de etanol para quem apresentou perdas na safra passada durante evento na AFCP — Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco. Segundo informações da associação de Pernambuco, a presidenta Dilma Rousseff, mesmo tendo anunciado o benefício, deixou de dizer, em Brasília, onde o Governo iria buscar o dinheiro. Agora a equipe econômica está propondo nova medida provisória para indicar a fonte financeira.

O pagamento da subvenção destinada ao produtor canavieiro do Nordeste será utilizado para amenizar o prejuízo de mais de 30% na queda da produção da safra, em função da maior seca dos últimos 40 anos. De acordo com o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, os produtores de cana aguardam ansiosos a publicação do decreto. “Essa ajuda é muito significante para todos nós, que tivemos perdas consideráveis na safra passada, por isso estamos na expectativa da publicação do decreto que vai estabelecer os prazos e detalhes do pagamento”, reitera Paraíso.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram