JornalCana

Asplana conhece novo sistema de irrigação

Na manhã da segunda-feira (14), a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana) promoveu, no auditório da sua sede, em Jaraguá, uma reunião técnica para conhecer e discutir um novo método de irrigação da lavoura. Trata-se do sistema de irrigação localizada por gotejamento.

O sistema de irrigação por gotejamento é um método econômico de levar a quantia de água adequada através de gotejadores. A terra é irrigada gentilmente e o sistema evita evaporação e vazamentos. Este eficiente tipo de irrigação fornece para a raiz da cana de açúcar a quantidade exata de água.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Associação, Lourenço Lopes, e o projeto apresentado por Daniel Pedroso, engenheiro agrônomo da Netafim Brasil, empresa especialista em irrigação, que expôs aos diretores e representantes de diversas entidades do setor as inovações tecnológicas do sistema.

Além da técnica de irrigação por gotejamento foi também apresentado o sistema de Quimigação, que consiste na adubação através da irrigação- e o controle de pragas, realizado também por meio da irrigação.

Segundo Lopes, a reunião serviu para que os diretores vissem, de forma efetiva, como funciona a tecnologia. “Estamos reunidos aqui para vê como funciona o sistema na prática. Vimos que esse é um método que pode ser útil nos períodos de seca. Vamos levantar as informações técnicas para futuramente apresentar o projeto aos fornecedores”, afirmou.

Entre os participantes da reunião estavam o professor do Centro de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Iedo Teodoro e o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Hibernon Cavalcante.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram