JornalCana

Asplan promove palestra sobre Ferrugem Laranja

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) realiza nesta quarta-feira (24), às 9h, na sede da entidade, em João Pessoa, PB, uma palestra sobre prevenção, controle e diagnóstico da ferrugem laranja, uma das pragas mais severas na cultura da cana-de-açúcar no mundo.

A apresentação será feita pelo coordenador da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), Djalma Euzébio. O pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também falará sobre as novas variedades da entidade, que mantém um programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar.

O primeiro registro de ataque em plantações brasileiras, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi numa plantação em Araraquara, interior de São Paulo. “Precisamos de informações para nos preparar, caso essa praga chegue até o Nordeste”, disse o presidente da Asplan, Raimundo Nonato.

Causada pelo fungo Puccina Kuehnii, que reduz a produtividade da planta, a praga afeta as folhas da cana, reduz a capacidade de fotossíntese e, consequentemente, de produzir sacarose em níveis satisfatórios.

De acordo com dados do Mapa, desde 2007 existem ações preventivas e programas de melhoramento de cana. Atualmente, a praga causada pelo fungo Puccinia kuehnii

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram