JornalCana

Asplan faz mapeamento de terras dos associados

A Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) já realizou o mapeamento de imóveis rurais de aproximadamente 1,5 mil associados. O trabalho, realizado gratuitamente desde 2005 pelo núcleo de Geoprocessamento do Departamento Técnico (Detec) da entidade, já documentou mais de 34 mil hectares de terra.

Cerca de 80% das atividades são realizadas por técnicos da Asplan. O restante é feito por técnicos particulares que atuam na área de Geoprocessamento. As plantas planialtimétricas e os mapas de uso do solo são ferramentas que auxiliam nas decisões, tais como, comprar insumos, calcular previsões de safra, demarcar áreas de Reserva Legal e Preservação Permanente, entre outras.

De acordo com o geotecnólogo da Asplan, Thybério Luna, o trabalho vem sendo realizado de forma completa. “Se medíssemos apenas as áreas de cana-de-açúcar plantada, já teríamos concluído toda a área plantada pelos fornecedores. Entretanto, achamos por bem realizar o levantamento completo dos imóveis de cada associado e isso demanda mais tempo”, disse.

Além do mapeamento, os associados à Asplan também contam os serviços de modelagem numérica de terreno, processamento digital de imagens, álgebra de mapas e geoestatística. “No momento, só não temos ainda condições de atender à Lei 10.267, que trata do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, pela sua complexidade e custo. Mas, não descartamos esta possibilidade para o futuro, já que a Asplan conta com profissionais credenciados junto ao Incra para atuar também nesse âmbito”, disse Thybério.

Segundo o presidente da Aslpan, Raimundo Nonato, a prestação de serviço é feita seguindo uma ordem de data de solicitação. “Entretanto, dependendo do grau de necessidade do produtor, como espólios, vistorias do Incra, registros em cartório, licenciamentos, entre outras, podemos até antecipar o atendimento”.

Para solicitar esse serviço, o produtor deverá entrar em contato com o Detec, de 2ª à 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Asplan fica na rua Rodrigues de Aquino, 276, Centro de João Pessoa, PB. O telefone é (83) 3241-6424.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram