JornalCana

Asplan define programação do II Seminário sobre Agroenergia

As políticas públicas para agroenergia do Nordeste e o Pepro (Programa de Equalização Concedido ao Produtor) serão alguns dos temas debatidos no II Seminário sobre Políticas Públicas para o Setor Canavieiro do Nordeste e Agroenergia. O evento, promovido pela Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba), em João Pessoa, PB, ainda não tem data definida, mas deverá ocorrer no final de agosto ou início de setembro.

Além de reunir produtores do setor canavieiro, empresários, estudiosos e especialistas da área produtiva, o evento vai comemorar os 50 anos de fundação da Asplan. De acordo com o presidente da entidade, Raimundo Nonato Siqueira, o objetivo é discutir temas de relevância para o setor sucroalcooleiro nordestino, mediante propostas alternativas para o sistema agroindustrial.

“Esse encontro pretende definir políticas públicas que viabilizem a sobrevivência de forma competitiva dos fornecedores de cana do Nordeste, que vêm sendo penalizados pela baixa remuneração de sua produção e pelo alto custo dos fertilizantes. Também serão apontadas, em documento, as principais reivindicações do segmento”, disse Nonato.

Estão previstas as participações do ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e dos representantes do Ministério da Agricultura, Manoel Vicente Fernandes Bertoni (SFA/Mapa) e Ângelo Bressan Filho (Mapa/DF).

Balanço da safra 2008/09, mercado internacional, sistema de cooperativa, pesquisas da Embrapa, seguro agrícola, mercado de insumos e biocombustíveis também serão destaques do seminário.

O evento conta com o apoio do Mapa, através da Superintendência Federal da Agricultura Pecuária e Abastecimento na Paraíba (SFA/PB), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Sebrae-PB (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram