JornalCana

As vendas aumentaram 5,48% em setembro

A indústria brasileira de alimentos obteve um resultado satisfatório durante o mês de setembro, período marcado pela natural diminuição no ritmo de produção e vendas do setor, de acordo com pesquisa conjuntural e avaliação da Diretoria Econômica da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). Os índices mostram um desempenho inferior ao de agosto, mês de retomada da produção e vendas graças ao maior volume de compras de alimentos e reabastecimento do varejo após as férias de julho.

Contudo, em comparação a setembro de 2003, o mês apresenta alta de 2,21% na produção física e de 5,48% nas vendas reais (descontada a inflação).

O desempenho positivo permitiu a manutenção dos bons números dessa indústria no acumulado de 2004. As empresas tiveram alta de 4,5% na produção física e deram um salto de 4,7% nas vendas reais em comparação a período similar de 2003, considerando-se que o período foi um mês de bastante atividade para a indústria. As exportações de alimentos, de janeiro a setembro de 2004, foram 18% superiores em relação ao mesmo período de 2003, mesmo com a desaceleração nos níveis de exportação impostos pelo escoamento das safras agrícolas. Produtos como carnes (in natura e processadas), óleos e gorduras, açúcar e derivados têm mantido em alta a pauta da exportação brasileira.

O volume de pessoal empregado cresceu 0,13% em relação a agosto e 5,68% em comparação a setembro de 2003. No acumulado do ano, o percentual é 3,68% superior ao de mesmo período de 2003. A indústria de alimentos faturou R$ 157,7 bilhões em 2003. Para este ano, o setor espera crescimento de 4,5% da produção e de 3,5% nas vendas reais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram