A competitividade de usinas e produtores depende cada vez mais da produção de cana com alta produtividade, longevidade e sustentabilidade. Contudo, a despeito dos inúmeros avanços tecnológicos, a produtividade média da cana-de-açúcar no Brasil tem se mantido estagnada entre 73 e 78 toneladas por hectare (TCH), segundo o PECEGE.
Entre os fatores capazes de romper essa estagnação, o manejo biológico e regenerativo se destaca como o de maior potencial de ganho produtivo — com melhor relação investimento-retorno e resultados perceptíveis já nos primeiros cortes.
Experiências recentes em diferentes regiões do país mostram incrementos acima de 10 TCH em áreas que adotaram práticas regenerativas integradas — unindo saúde do solo, uso eficiente da água e promoção da biodiversidade e da resiliência da cultura — além de redução de custos por tonelada produzida e maior longevidade dos canaviais.
O manejo regenerativo eficaz, contudo, não é apenas uma decisão técnica — é uma decisão estratégica e de liderança. Cabe à alta direção e aos gestores agrícolas conduzirem a transição para um modelo produtivo que integra vida, eficiência e equilíbrio em todas as etapas do sistema canavieiro. Isso exige visão sistêmica, integração entre equipes e confiança em dados e resultados.
Diante da multiplicidade de conceitos, tecnologias e inovações que surgem a cada safra, a grande questão passa a ser: quais práticas e tecnologias têm maior potencial de entregar resultados para a sua realidade operacional e econômica?
Para contribuir com insights poderosos, proporcionando benchmarking e conexão com quem está transformando o manejo canavieiro, acontece nesta semana o CANABIO25 – Congresso de Manejo Biológico & Regenerativo em Cana-de-açúcar, no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto. O encontro reunirá grupos, usinas, produtores e especialistas em busca da alta produtividade sustentável e competitiva.
Regenerar é preciso. Se você acredita que é possível romper a estagnação da produtividade e liderar uma nova era da cana regenerativa, o CANABIO25 é o seu ponto de encontro.