Grupo Colorado: energia que transforma vidas

Artigo exclusivo para a edição 359 do JornalCana

O Grupo Colorado se destaca no cenário sucroenergético pela sua filosofia que coloca o desenvolvimento humano no centro de sua estratégia.

O protagonismo da Diretora de Responsabilidade Social e membro do Conselho de Administração, Josimara Ribeiro de Mendonça, é o motor por trás de iniciativas que geram oportunidades e transformam comunidades dentro e fora da empresa. Reconhecida como uma das mulheres mais influentes do setor pelo Prêmio Mastercana Centro Sul 2025, Josimara alia seu conhecimento em gestão empresarial à paixão pelo Terceiro Setor, com a convicção de que “formar um ser humano desde a infância consiste em decidir pelo outro quando o outro não tem maturidade para decidir sozinho”. 

Oportunidades e Inclusão na Empresa 

A Usina Colorado, com quase 30 anos de certificação como Empresa Amiga da Criança, investe em projetos inovadores para seus colaboradores. A Biblioteca Engenho do Conhecimento é um exemplo, uma das primeiras em ambientes de trabalho no setor, que estimula o hábito da leitura e o desenvolvimento intelectual. A empresa também avança na inclusão de mulheres em funções operacionais tradicionalmente masculinas, como mecânica automotiva, motorista e balança de cana. A iniciativa, que começou em 2024 e se expandiu em 2025, inclui um rigoroso programa de capacitação com teoria e prática, preparando as colaboradoras para futuras oportunidades de crescimento na carreira. 

O compromisso com o bem-estar se estende à família do colaborador. O Projeto Acolher – Curso de Gestantes, premiado na categoria Qualidade de Vida pelo Mastercana Social, já beneficiou cerca de 600 participantes em 38 edições ao longo de 18 anos, promovendo saúde e qualidade de vida para futuras mamães. 

Um Legado de Transformação Social

A Colorado é uma das dez usinas do país a aderirem ao Movimento Agro Contra o Câncer, e doa mensalmente, energia limpa e renovável para o Hospital de Amor – HA, uma das principais instituições do país no atendimento a pacientes com câncer.  

Para Josimara, o setor vem sendo desafiado a apresentar sua atuação para a sociedade, demonstrando que, além de produzir com sustentabilidade, contribuindo para a transição energética do país, também respeita e promove o ser humano. “Há mais de 20 anos criamos o Programa Educando para o Futuro para apresentar aos escolares do entorno de nossa usina, o compromisso do agronegócio com a produtividade, a eficiência e a sustentabilidade, cuidando do meio ambiente e das pessoas. Queremos mostrar para os jovens que o agro é o motor da região, contribuindo para que as novas gerações sintam orgulho do setor sucroenergético e possam, no futuro, escolher uma profissão relacionada ao negócio.”, afirma. 

Diálogo com a Comunidade e Investimento Social

A Usina Colorado, em um movimento contínuo de apoio às comunidades onde atua, reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento infantil apoiando a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, em Ipuã (SP), com contribuições mensais. A entidade modelo foi fundada pelo patriarca do Grupo Colorado em 1978, como a primeira instituição de educação infantil de Ipuã, SP.

A empresa destina recursos anualmente para o Programa Educação Integral para a Primeira Infância, uma iniciativa que oferece atendimento qualificado a 120 crianças, com idades entre 4 meses e 4 anos e 11 meses. As atividades pedagógicas abordam diferentes dimensões do desenvolvimento infantil.

O trabalho desenvolvido pela Casa da Criança é reconhecido nacional e internacionalmente. Inspirado na abordagem educativa de Reggio Emilia, o programa rompe com padrões tradicionais de ensino, valorizando a “Pedagogia da Escuta” e a singularidade de cada criança. A Casa da Criança é presidida pela Diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, que estimula a participação de voluntários da empresa em ações na instituição.   

Entidades de assistência social a crianças, pessoas com deficiências, idosos, pacientes oncológicos, instituições religiosas e instituições educacionais recebem aportes de recursos e qualificação do Grupo Colorado para que estruturem projetos essenciais para sua perenidade e atuação. 

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM)

O trabalho do Grupo Colorado com a comunidade é potencializado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM). Fundado por Josimara em homenagem ao patriarca visionário do Grupo, o IORM profissionalizou a gestão de projetos sociais e, em 20 anos, já assistiu a mais de 14 mil pessoas em Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia. 

O IORM, que é a manifestação da “energia que transforma”, atua na cultura, educação e cidadania. Dentre seus projetos, o Usina da Dança atende anualmente centenas de crianças e adolescentes, enquanto a recém-fundada Cia. Usina da Dança em Ribeirão Preto aperfeiçoa jovens talentos, levando a arte e o diálogo a comunidades. 

A revitalização do Castelinho em Orlândia é um marco do compromisso do IORM. O novo espaço, que abriga uma das maiores salas de dança do interior paulista, com 280m² de área, oferecerá biblioteca comunitária e salas para cursos de qualificação profissional. Segundo Josimara, “quando oferecemos um espaço de qualidade, estamos trabalhando pelo desenvolvimento e pela inclusão de nossos alunos”. 

O Grupo Colorado cultiva um legado de esperança e oportunidades para as pessoas que vem sendo reconhecido regionalmente. Josimara foi homenageada com o Título de Cidadã Emérita de Ribeirão Preto, em 25 de abril de 2024, em reconhecimento ao seu trabalho em prol do município.