Artigo

Como os biocombustíveis são estratégicos também para a geração de eletricidade

Etanol e biometano são biocombustíveis estratégicos na integração com a geração de eletricidade

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

O Brasil possui vocação em biocombustíveis, seja por meio do etanol ou do biometano, temos uma grande riqueza com baixa pegada de CO2 que cada vez mais ganha destaque como soluções verdes e escalonáveis [também para geração de eletricidade]!!

A transição energética é um dos maiores desafios econômicos e sociais que já enfrentamos.

Pela primeira vez temos uma profunda transformação em nossa matriz energética que não ocorre por razões econômicas.

Grandes mudanças anteriores, como uso do Carvão ou petróleo ocorreram por serem combustíveis cujo processo global rendia mais do que o modelo anterior, porém agora o jogo é diferente.

Somente custo em uma economia linear não faz a conta fechar e por isso mesmo novos modelos econômicos também estão sendo desenhados.

Nosso papel na Universidade é buscar viabilizar o maior número de rotas tecnológicas para gerar opções em soluções ao mercado.

E sem dúvida as rotas passando pela Biomassa merecem destaque no Brasil.

Apresentamos resultados no vídeo abaixo para sobre um dos biocombustíveis, o biometano,em um reformador compacto integrado a uma Celula Combustível, sem nenhum processo de purificação do gás reformado gerado.

Isso é possível pelo desenvolvimento que nosso grupo tem feito em SOFC (Células de Óxido Sólido) que são capazes de tolerar impurezas com operação mais robusta para a indústria.

Sua alta temperatura de operação também facilita a integração térmica entre os processos da célula e da reforma do combustível.

Esse conjunto faz uma alternativa mais simples e com alta eficiência de conversão.

Agradecemos ao apoio da Âmbar Energia nesse projeto que tem investido no desenvolvimento de soluções tecnológicas no Brasil!