JornalCana

Armando Monteiro manda recado ao amigo Lula

Durante visita em 18 de novembro dos congressistas da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil – Stab ao campo da Usina Cucaú, em Rio Formoso (PE), o empresário Armando de Queiroz Monteiro Filho anteviu que Lula será um grande presidente para o Brasil, pois “é o único governante da história que não pertence às elites política e econômica, mas que também não guarda preconceito contra elas”.

Armando fala com a autoridade de ex-ministro da Agricultura do Governo João Goulart e de ser dos ‘históricos’ do PDT. Além disso, desde a fundação do Instituto da Cidadania, há oito anos, tornou-se amigo pessoal de Lula. Ele afirma: “Nunca um governante do País conseguiu reunir em torno de si toda a sociedade como Lula está fazendo e por isso creio que ele tem condição de conduzir um pacto social”.

O empresário lembra que Lula tem conhecimento amplo do setor e que não se trata de discurso de campanha. Há dois anos Lula convocou um seminário para discutir o Proálcool, num evento realizado pelo Instituto da Cidadania em São Paulo que reuniu em torno de 500 empresários e acabou por ser transformado em um livro: Álcool, o Combustível do novo milênio.

“Lula tem consciência da importância econômica e social do setor para o País”, garante Armando de Queiroz Monteiro Filho.

O fato de ser amigo pessoal de Lula e de ter experiência de vida e administrativa autorizam Queiroz Monteiro a mandar um recado para o presidente eleito: “Lula está de parabéns pela proposta do pacto social, do qual aliás faço parte. Mas ele deve exercer sua autoridade para determinar as ações prioritárias, porque por mais democrático que seja o processo alguém sempre tem que mandar, efetivamente.

Monteiro cita o próprio exemplo da sucessão em suas empresas: fez a transição em vida, delegando ao filho Eduardo de Queiroz Monteiro o papel principal de liderança e decisão.

País de oportunidades

José Ranulfo de Queiroz, presidente da Usina Salgado (PE) e diretor do Sindaçúcar – PE, também presente na visita à Cucaú, acredita que a ascensão de Lula, um ex-metalúrgico, demonstra o quanto o Brasil é um país de oportunidades. “A eleição de Lula é importante para o setor, porque este ex-operário deixa latente em todo o tempo sua preocupação com o emprego. E o setor sucroalcooleiro é um dos que mais oferecem condições de ampliar a oferta de empregos”.

O fato de que Lula tenha proposta declarada de aumento do salário mínimo beneficia a sociedade como um todo e inclui o setor sucroalcooleiro neste benefício, afirma Ranulfo. Ele explica que segundo estatísticas, a compra de alimento é maior sempre que há aumento de salário. Como o açúcar é item da cesta básica, automaticamente também terá aumento de consumo interno, beneficiando o setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram