Mercado

Argentina critica denúncias de UE e EUA na OMC

O governo de Cristina Kirchner classificou nesta quinta-feira de “inoportunas” as denúncias feitas pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos contra a Argentina na Organização Mundial do Comércio (OMC), em um comunicado da chancelaria.

“A Argentina lamenta as inoportunas, mas obviamente coordenadas, denúncias feitas contra nosso país na OMC”, disse a chancelaria, em referência às denúncias da UE e Estados Unidos contra o país sul-americano por protecionismo.

Os Estados Unidos apresentaram nesta quinta-feira ante a Organização Mundial do Comércio (OMC) uma denúncia contra as barreiras comerciais impostas pela Argentina, somando-se aos ataques da União Europeia e Japão contra licenças de importação estabelecidas por Buenos Aires.

Washington solicitou à OMC que fosse formado um painel de resolução de controvérsias com relação ao argumento de que a Argentina institui regras “não transparentes” de importação que “restringem injustamente as exportações”, disse o Representante Comercial dos Estados Unidos, Ron Kirk.

As negociações bilaterais realizadas em setembro não conseguiram superar questão, disseram os EUA.

A iniciativa norte-americana aconteceu um dia depois de a Argentina denunciar ante a OMC as barreiras comerciais levantadas por Washington ao ingresso nesse mercado de produtos como carne e limões argentinos e iniciativas protecionistas da União Europeia contra seu biodiesel.

Banner Revistas Mobile