JornalCana

Área cultivada da cana cresce 37% no MS

A cada ano a cana ganha mais espaço no país. Os resultados da safra 2009/2010, encerrada recentemente, elevaram de 7,155 milhões para 7,906 milhões de hectares de plantação. O Mato Grosso do Sul ocupa posição de destaque neste crescimento, sendo que a área de cultivo da cana-de-açúcar disparou em 37% em 2009/10 se comparada com o total na safra 2008/2009.

Do território sul matogrossense, 425,5 mil hectares estão ocupados com a cultura, segundo dados levantados por imagens de satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No website do projeto Canasat, que mantém o mapeamento por satélite da cana-de-açúcar, é possível ver as imagens do avanço da cana-de-açúcar no centro-sul brasileiro. A área é a maior região produtora do mundo desde 2005/2006.

Mato Grosso do Sul foi o único estado entre os seis avaliados onde a área de canaviais continua em crescimento desde 2008. São Paulo se mantém como maior produtor em tamanho dos canaviais.

Outra mudança detectada foi no ranking dos maiores produtores, onde Minas Gerais ocupa o segundo lugar, ultrapassando o Paraná. O levantamento do Canasat é utilizado para, por exemplo, servir de apoio às estimativas de safra feitas pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Somente nos seis maiores produtores da cultura na região centro-sul do Brasil a área cultivada cresceu 10,5% entre as duas últimas safras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram