JornalCana

Área arrendada para a cana deve cair em 2015, diz entidade

2003-05-26 Canavial Vista Rib Preto Usina Santa Elisa (2)

O arrendamento de terras por usinas deve cair na próxima safra, segundo avaliação feita pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

De acordo com o diretor-técnico da entidade, Antônio de Padua Rodrigues, o valor do arrendamento se tornou muito alto para o setor, que também enfrenta uma crise financeira.

Neste ano, a moagem de cana-de-açúcar foi 3% menor do que o resultado obtido no ano passado.

Foram 554 milhões de toneladas moídas, ante 571 milhões de 2013. A estimativa da Unica é que a próxima safra mantenha o mesmo volume deste ano.

De acordo com Padua, as usinas devem estimular a compra dos fornecedores de cana-de-açúcar, em vez de produção própria em terras arrendadas.

“Entre comprar e arrendar a terra, as usinas preferem aumentar a produção com terras arrendadas, o que garante um menor comprometimento do investimento.

No entanto a melhor alternativa ainda é comprar dos fornecedores”, disse Padua.

Ainda segundo o diretor-técnico da entidade, apesar de a área ocupada por canaviais ter dobrado no Estado, a produtividade foi três vezes maior.

Segundo ele, em 26 anos a produção passou de 120 milhões de toneladas para 360 milhões.

A avaliação da entidade do setor sucroalcooleiro é a de que a cana avançou principalmente em áreas antes ocupadas pela pecuária e já degradadas por outras culturas.

(Fonte: Folha de São Paulo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram