JornalCana

Aralco propõe criação de uma nova empresa em plano de recuperação

SÃO PAULO  –  O grupo Aralco, que tem entre suas principais atividades o processamento de cana-de-açúcar, protocolou na última segunda-feira na Justiça seu plano de recuperação judicial. Em suma, a proposta é de conversão de 60% da dívida da Aralco, estimada em R$ 1,2 bilhão, em participação acionária de uma nova empresa, que seria criada para deter os ativos do grupo.

De acordo com o plano apresentado, a “Nova Aralco Participações S.A.”, como seria denominada a nova companhia, será uma holding do novo grupo Aralco e será a detentora direta da integralidade das ações do capital da Aralco, e indiretamente, de todos os bens e direitos envolvidos no negócio sucroalcooleiro do grupo. A nova empresa será também devedora solidária das obrigações do plano.

Podem converter dívida em ações da Nova Aralco os credores quirografários (sem garantia real) e os extraconcursais (que não se submetem à recuperação). Entre credores pertencentes a esses dois grupos, estão os bancos Credit Suisse, que lidera uma dívida decorrente de uma operação sindicalizada com participação de vários bancos, e o BTG. Juntos, eles têm a receber cerca de R$ 70 milhões da Aralco.

Para os credores com garantia real, o plano propõe o pagamento com carência de quatro anos do valor principal (e juros) e a amortização em dois anos, em duas parcelas anuais.

A proposta prevê que os credores trabalhistas sejam pagos em até um ano a partir da homologação do plano pela Justiça. Os fornecedores de cana-de-açúcar serão pagos em quatro anos — quatro parcelas anuais, com incidência de juros equivalentes à Taxa Referencial (TR) mais 1% ao ano.

O plano de recuperação da Aralco, que tem assessoria jurídica do escritório Dias Carneiro Advogados, deve ser aprovado em assembleia de credores, cuja data ainda não foi marcada. A empresa pediu recuperação judicial em fevereiro e teve o pedido aceito pela Justiça em maio.

(Fonte: Valor Econômico)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram