JornalCana

APPA acaba com mais um esquema de desvio de cargas

Depois de quatro meses de trabalho, o Núcleo de Investigações da Guarda Portuária (Guapor) da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) acabou com um esquema de desvio de carga que vinha acontecendo no porto paranaense. Na madrugada da última sexta-feira a Guarda Portuária prendeu em flagrante o motorista Ademar Strey, por falsificação de documentação e desvio de carga. A ação aconteceu por volta das 3 horas no portão 5 do Porto de Paranaguá e pôs fim a um processo que teve início a partir de denúncias anônimas sobre a fraude.

O esquema foi descoberto através da verificação documental no momento da liberação do veículo. O nome registrado na Ordem de Saída de posse de Ademar Strey não era o seu e sim de um terceiro, o que motivou um maior aprofundamento nas investigações. Além disso, o próprio documento estava falsificado, assim como a assinatura constante na Ordem, que apresentava, ainda, o carimbo de um funcionário da APPA, o qual está em período de férias, confirmando a irregularidade.

O esquema envolveu dois caminhões bi-trem carregados com 94 toneladas de fertilizantes do tipo MAP, considerado um dos mais caros do mercado. A carga estava avaliada em mais de R$ 60 mil. O primeiro caminhão conseguiu evadir-se do local no momento em que era feita a verificação documental, mas o segundo, que vinha logo atrás, conduzido por Strey, foi apreendido pela Guarda Portuária. O veículo que empreendeu fuga no momento da abordagem no portão foi localizado logo após pela Polícia Militar, acionada pela Guapor para realização de uma ação conjunta. O caminhão estava nas proximidades do Km 3, da BR 277. Ambos os veículos foram encaminhados à Polícia Civil para investigações e instalação de inquérito. A expectativa é que a qualquer momento o motorista foragido seja identificado e preso.

De acordo com o superintende da APPA, Eduardo Requião, mesmo com a apreensão de Ademar Strey e dos caminhões, as investigações permanecessem. “Nosso trabalho seguirá até que novos nomes surjam como participantes do esquema fraudulentos, os quais têm sido um dos principais alvos de investigação da atual administração portuária”, acrescentou Requião. (Fonte: ASSCOM – APPA)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram