JornalCana

Após “safra teste”, Enersugar quer triplicar a moagem de cana

Usina completa um ano de atividades industrias em Ibirarema - SP

A usina Enersugar Bioenergia, instalada em Ibirarema – SP, completa um ano de operação na produção de açúcar, levedura, etanol e energia elétrica. No ano passado, quando a empresa iniciou atividades com a “safra teste”, foram processadas 350 mil toneladas de cana-de-açúcar, para a produção de 21 mil toneladas de açúcar VHP (alto teor de sacarose) e 13 milhões de litros de etanol.

Após avaliar as instalações industriais em condições reais de operação, quando foram feitos os ajustes necessários, e com um planejamento estratégico para a safra 2021/22, a empresa iniciou a temporada atual em meados de maio.

“A meta é triplicar a moagem de cana-de-açúcar com o processamento de 7,4 mil toneladas de matéria-prima por dia, para atingir produção de 80 mil toneladas de açúcar, de 30 milhões de litros de etanol e gerar 50 mil megawatts/hora (MWh) de energia elétrica para o SIN – Sistema Integrado Nacional”, informou Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior, diretor da usina.

LEIA MAIS >Produção de bioplásticos a partir do etanol deve crescer

O empresário-agricultor, ao lado dos irmãos Dorival e Dirceu Finotti, contrariou as expectativas pessimistas do mercado, mesmo em meio à crise social e econômica causada pela pandemia do novo-coronavírus, ao adquirir a planta industrial paralisada há quase uma década e em processo de sucateamento, quando foi criada uma Sociedade Anônima para gerir o novo empreendimento.

Mello Junior ressalta que a ainda curta história da Enersugar já é exemplo de empreendedorismo, crença no trabalho e na produção. “A empresa foi criada com a proposta de atuar no setor agroindustrial da região Centro Oeste Paulista com modernos conceitos de governança que garantem segurança nas relações comerciais, fiscais e jurídicas e o melhor ambiente de negócios na aquisição de matéria-prima e comercialização dos produtos sucroenergéticos nos mercados nacional e internacional”, explicou.

Para conquistar as metas estabelecidas, um volume considerável de recursos foi investido na aquisição das instalações e na reforma, readequação e modernização da estrutura desativada, para iniciar a produção industrial em escala comercial e de exportação de alimentos e energia com agilidade, qualidade e segurança.

As diretorias das áreas de produção da Enersugar foram mobilizadas para o estabelecimento de indicadores e metas e os equipamentos receberam novas melhorias nos setores de recepção, moagem e fermentação para garantia de quantidade, agilidade e qualidade nos processos industriais.

LEIA MAIS > Produção de açúcar no Centro-Sul deve aumentar na segunda quinzena de maio
Sylvio Ribeiro V. Mello JR

A rápida evolução da companhia também incluiu o aprimoramento na estrutura administrativa e a incorporação de mais de 100 novos funcionários aos quadros da empresa para manter a operação 24 horas durante nos sete dias da semana. A proposta para a safra 2021/22 é um salto significativo no volume de processamento de matéria-prima, atingindo a marca de 1 milhão de toneladas.

Segundo o diretor, internamente, os objetivos fixados são de trabalhar com os preceitos da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental e formar equipes competentes, bem treinadas, comprometidas com os valores da empresa e com segurança e confiança nas relações trabalhistas baseadas no profissionalismo e na valorização dos colaboradores e suas famílias.

 

.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram