JornalCana

Após 4 semanas de alta, inflação cai para 2,13% em SP

Após quatro semanas de escalada, a inflação voltou a recuar no município de São Paulo. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe apontou taxa de 2,13% nos últimos 30 dias terminados em 14 de fevereiro. Na quadrissemana anterior (medição de 8 de janeiro a 7 de fevereiro), o índice havia ficado em 2,23%.

Porém, a taxa divulgada hoje é maior do que a registrada na segunda quadrissemana de janeiro, quando o IPC havia ficado em 1,79%. Além disso, o índice também é superior ao da segunda quadrissemana de fevereiro do ano passado, de 0,30%.

Nos últimos 30 dias, os principais vilões da inflação foram os Transportes (com alta de 7,81%) e a Educação (4,41%).

Os demais grupos apresentaram as seguintes variações: Alimentação (1,47%), Despesas Pessoais (1,01%), Saúde (0,96%), Habitação (0,63%) e Vestuário (0,14%).

O coordenador da pesquisa do IPC-Fipe, Heron do Carmo previa, até a semana passada, inflação em torno de 1% para este mês. Para o ano, ele projeta taxa acumulada de 7%. Essas estimativas poderão ser alteradas, dependendo do comportamento dos preços no decorrer dos próximos meses.

O IPC-Fipe é calculado com base na variação de preços de produtos e serviços usualmente consumidos por famílias com renda mensal entre 1 e 20 salários mínimos. (www.folha.com.br)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram