JornalCana

Aplicadores de agrotóxicos recebem treinamento em MS

A Iaco Agrícola, o Sindicato Rural de Chapadão do Sul, MS, e o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram, este mês, um treinamento voltado para os trabalhadores rurais da Iaco, que atuam como aplicadores de agrotóxicos nas culturas de cana-de-açúcar.

Os trabalhadores foram treinados para prevenir de acidentes e receberam noções de primeiros socorros, uso correto dos equipamentos de proteção individual, identificação de condições climáticas ideais para a aplicação de defensivos agrícolas, além de medidas de higiene no trabalho e devolução correta das embalagens usadas de agrotóxicos.

A manipulação e aplicação corretas de agrotóxicos fazem parte da Norma Regulamentadora 31 estabelecida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) com o objetivo garantir que os trabalhadores da zona rural realizem suas atividades com segurança e saúde.

Em vigor no País desde o ano de 2005, a NR-31 discorre sobre vários assuntos como a segurança em máquinas e equipamentos agrícolas, transporte de trabalhadores rurais, aplicação de agrotóxicos, segurança em silos e secadores, preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, formação da CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), entre outros.

O treinamento foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Alberto Ribeiro de Almeida, do Senar/MS que também é engenheiro de Segurança do Trabalho. Segundo ele o curso tem sido realizado em todo o estado de Mato Grosso do Sul em parceria com sindicatos rurais, cooperativas de produtores e usinas de açúcar de álcool.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram