JornalCana

Aplicações de dinheiro no campo ajuda toda a Economia

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa, demosntra que a equalização das taxas de juros em operações de crédito rural traz um retorno para a Economia de até 257% sobre o volume de recursos gastos. Os autores procuraram analisar os efeitos da equalização sobre todo o setor agrícolas com os diversos elos da cadeia.

O professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, Erly Cardoso Teixeira, um dos autores da pesquisa, afirmou que, quando o governo libera crédito via operações de equalização de juros, os agricultores têm uma demanda maior para o consumo, o que gera crescimento da produção e aumento da arrecadação de impostos. Por meio da equalização, o governo subsidia a taxa de juros paga pelo produtor rural na operação de crédito, de forma que os juros pagos sejam menores que os do mercado.

Os resultados mostraram que para cada um real gasto com a equalização para a agricultura familiar há um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a 1,75 vezes o montante gasto. Já para a agricultura comercial, o crescimento é de 3,57 vezes.

A análise mostra ainda que, do montante liberado para subsidiar as taxas de juros, há um aumento na arrecadação de impostos de 16,9% no caso das operações para a agricultura familiar e de 37% no caso da comercial. As informações são da Agência Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram