JornalCana

Aplicações da diagnose foliar e do sistema integrado de diagnose nos canaviais

Eduardo Saldanha, pesquisador Universidade Federal Rural de Pernambuco no artigo técnico “Aplicações da diagnose foliar e do sistema integrado de diagnose e recomendação na cana de açúcar (DRIS)” na sessão Opiniões deste site, explica as formas de aplicação da diagnose foliar e do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação na cultura canavieira.

De acordo com o especialista, a diagnose foliar foi desenvolvida na França, através do trabalho de dois pesquisadores: Lagatu e Maune e apresenta como principais objetivos, avaliar o estado nutricional das culturas, identificar as causas da deficiência e avaliar a necessidade de adubação.

Segundo ele, o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), é uma outra ferramenta de interpretação dos resultados de análise foliar, em que se utiliza as relações entre nutrientes, comparados dois a dois. O sistema fundamenta-se na premissa de que as relações entre nutrientes podem influenciar na disponibilidade de um nutriente em relação aos outros. “O primeiro passo na implementação do DRIS é o estabelecimento das normas que representam a população de referência, essas normas estabelecem a variável acúmulo e posteriormente a variável produção da cultura, possibilitando a formação de um banco de dados, que relaciona teores foliares e produtividade, a obtenção das normas possibilita avaliar e interpretar o equilíbrio nutricional da planta”.

Confira o artigo completo em “Opiniões” do www.procana.com

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram