JornalCana

Apex e Unica investem R$ 16,5 mi para divulgar etanol

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) estão unindo esforços para promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável no exterior. As duas entidades assinam nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, em São Paulo, um convênio que prevê investimentos compartilhados no valor de R$ 16.456.992,00 até o final de 2009.

O projeto a ser desenvolvido pela Apex-Brasil e pela UNICA compreende a sensibilização e capacitação da oferta de etanol brasileiro, estudos de inteligência comercial e, principalmente, ações de promoção comercial e de imagem.

Os mercados-alvo são países da América do Norte, Europa e Ásia. O primeiro escritório de representação do setor já foi instalado pela UNICA nos Estados Unidos, em Washington – local considerado estratégico para a atuação junto ao governo americano e aos formadores de opinião. O segundo deverá ser instalado em Bruxelas, Bélgica, e o terceiro em um país do leste asiático, a ser definido.

Já no início de março, o projeto estará presente em dois importantes eventos mundiais. A Washington International Renewable Energy Conference (WIREC 2008) vai reunir, de 3 a 7 de março nos Estados Unidos, mais de cinco mil participantes entre representantes governamentais, da sociedade civil e do setor privado de diversos países para discutir o futuro das energias renováveis. Na Europa, o tema será discutido durante o World Biofuels Markets Congress, em Bruxelas, de 12 a 14 de março.

Nos dois eventos, representantes da UNICA promoverão o etanol brasileiro em apresentações nas conferências e nos stands do projeto montados nos pavilhões de exposições. A participação nos eventos será uma oportunidade de divulgar as vantagens comparativas da produção de etanol a partir de cana-de-açúcar e realizar contatos com o intuito de expandir a interação da associação com formuladores de políticas e representantes do mercado internacional. Durante a WIREC, a UNICA e a APEX-Brasil realizarão ainda um evento em parceria com o Woodrow Wilson Center for Scholars, para discutir o primeiro ano do Memorando de Entendimentos sobre Biocombustíveis entre Brasil e Estados Unidos.

Por meio de ações de relações públicas, o convênio poderá influenciar o processo de construção de imagem do etanol brasileiro junto aos principais formadores de opinião mundial – governos e meios de comunicação, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores. O projeto prevê também a participação ativa da UNICA na formulação das políticas públicas relativas ao setor e na discussão de temas como acesso de mercado e certificação de biocombustíveis.

Além de beneficiar diretamente as 107 empresas associadas à UNICA e as demais 243 industrias do setor sucroalcooleiro localizadas em todo o país, o projeto vai favorecer também a cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar, que inclui a pesquisa em biotecnologia para novas variedades de cana, os fornecedores de insumos e equipamentos, produtores de cana, tradings, indústrias, logística e variados prestadores de serviços.

“A demanda mundial por biocombustíveis é crescente e o etanol brasileiro produzido com cana-de-açúcar se destaca como a alternativa mais viável, com vantagens comparativas e competitivas frente ao milho, trigo, beterraba e outras matérias primas”, ressalta o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira. “O Brasil hoje produz um terço do etanol mundial, com o menor custo de produção, maior eficiência na redução das emissões de gases poluentes e elevado potencial para expansão da produção. Precisamos mostrar isso ao mundo”, complementa.

Marcos Jank, presidente da UNICA, destaca a importância do projeto com a APEX-Brasil: “Nossa prioridade é consolidar o etanol como commodity energética global na área dos combustíveis, por meio da ampliação da produção, do consumo e do comércio do produto. É fundamental estimular o crescimento da produção e consumo de etanol no maior número de países, apoiando mecanismos mandatórios de mistura e estabelecendo padrões universais para o produto”.

Sobre a UNICA

A Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar e etanol da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo, que representa 60% da produção nacional. Junto às 107 associadas desenvolve sólido trabalho em benefício da indústria nacional de açúcar e etanol. As usinas que fazem parte do quadro de associados da Unica são responsáveis por cerca de 50% da produção nacional de cana. Na safra 2006/2007, o Brasil produziu 425 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 29,8 milhões de toneladas de açúcar e 17,7 bilhões de litros de álcool. Para a safra 2007/2008 as estimativas são de uma produção de 487 milhões de toneladas de cana, 30.6 milhões de toneladas de açúcar e 22 bilhões de litros de álcool.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. Atualmente, a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, divididos nas áreas de agronegócio, moda, tecnologia, casa e construção civil, entretenimento e serviços e máquinas e equipamentos. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos no Brasil e no exterior. Em seu esforço para internacionalizar as empresas nacionais, a Agência mantém Centros de Negócios no exterior. Instalados em Miami, Frankfurt, Lisboa, Dubai e Varsóvia, os Centros dão suporte às empresas que optam por abrir filiais nos países, manter estoques de produtos, showrooms ou escritórios de negócios.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram