Mercado

Apesar de economia forte, PE registra retração na produção de cana

img3286

A Agência Condepe/Fidem divulgou essa semana um aumento de 1,7% na economia pernambucana no segundo trimestre do ano, resultado superior ao desempenho trimestral do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, cuja alta foi de 0,6%. Mas em contra partida, o cultivo decana, que tem peso de 65% no setor agrícola do estado, diminuiu 6,2% no período.

A expectativa do presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, é que o dinamismo da economia pernambucana seja mantido no segundo semestre do ano, ancorado pela continuidade dos grandes investimentos do setor produtivo.

Produção na seca

De acordo Renato Cunha, presidente do Sindaçucar de PE, as chuvas não chegaram na melhor época para o crescimento da cana nessa safra. “Choveu pouco de abril a junho, período ideal para o crescimento da matéria-prima. A perda de produtividade deverá estar em torno de 20% na nossa região este ano”, revela.

Na 2011/2012, Pernambuco produziu 17,36 milhões de toneladas de cana moída; 1,47 milhões de toneladas de açúcar e 356 milhões de litros de etanol.

Banner Revistas Mobile